sexta-feira, 24 de abril de 2009

Oficineiros de Gráfico e Rádio com a professora Raika no GAM de Marabá

Equipe da Oficina de Rádio

Equipe da Oficina de BLogs

Encerramento da Oficina de Comunicação Comunitária

Equipe da Rádio Puraquê

Oficina de Metareciclagem

Oficina de Metarec e o orientador

quinta-feira, 23 de abril de 2009


A professora Maria Aparecida Vidal, desenvolve aulas de Lingua Portuguesa assessoradas com pesquisa na internet com as turmas 8º ano.

sexta-feira, 17 de abril de 2009


A coordenadora do NTE Marabá, prof. LÉA e o técnico de info. MÁRCIO visitaram o laboratório de informática da Escola Inácio de Sousa Moita no dia 14/04/09. Na oportunidade a referida coordenadora orientou a equipe gestora da Escola de como deve ser, de fato, o uso da sala de informática. Realizou também de uma reunião com todo o corpo docente da escola e pediu maior participação dos professores no uso do laboratório de informática que agora está "bombando" com a chegada do NAVEGA PARÁ.
Enquanto isso o técnico Márcio realizava a manutenção de Software nas máquinas, instalava e configurava o "roteador-wareless" no lab. Agora temos, na Escola, internet sem fio. O professor poderá usar seu notbook na sala de aula com o uso do Data-Show, que tb temos à disposição. Pena que para muitos só falta o notbook, mas este será adquirido em breve pela escola, pois já está nas próximas ações do PDE.
A Comunidade escolar agradece a presença da equipe do NTE, e se coloca á disposição para quaisquer esclarecimentos...

terça-feira, 7 de abril de 2009

LIVROS RECONTANDO CONTO DE FADAS

PROJETO DE CONTOS DE FADAS - Dedesnvolvido pela prof. Raika Barreto. CONTOS Recontados pelos alunos das turmas de 6º ano - na Escola Inácio de Sousa Moita

A BELA SEM A FERA

Era uma vez uma moça que se chamava Bela e que gostava de um jovem que passeava pelas ruas só para vê-la. Um dia Bela foi a um baile só para não ficar em casa, chegando lá, ela foi entrando de fininho para que o jovem não a visse por que ele havia lhe pedido em namoro. Logo ele a viu e foi correndo ao seu encontro, chamando-a para dançar. Ela aceitou inclusive a proposta de namoro, feita anteriormente por ele.
Só que no meio da dança, bela teve um desmaio, e o jovem a levou em casa.
No dia seguinte, quando bela acordava começou a lembrar-se do que se passara na noite anterior, inclusive do desmaio, que o motivo fora porque o jovem, lá pelas tantas da noite, transformara-se em Fera.
Então, Bela resolveu afastar-se do jovem. Um dia, quando bela foi brincar em um lago próximo de sua casa, viu uma Fera enorme, correu, tropeçou em um tronco de árvore e caiu. Fera então conseguiu aproximar-se, mas a moça entrou em desespero e começou a gritar, até que seu pai apareceu e viu aquele monstro ao lado de sua filha, correu ao seu encontro, mas Fera já havia fugido e a Bela já sabia que se tratava do jovem rapaz do baile, aquele de quem ela decidira afastar-se.
Então seu pegou-a no colo e a levou para casa para dormir, e esta dormiu por uma hora e meia.
Quando bela acordou viu um rapaz em sua casa, de cabelos loiros, olhos verdes e pele branquinha e rico. Foi então que se apaixonou pelo rapaz, casou-se com ele, ganhou uma casa com tudo dentro, carro na garagem, piscina para relaxar, teve filhos e viveu feliz para sempre deixando a fera de lado.
Autora: Mirele da Silva Dias 6º. Ano B
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

ERA UMA VEZ... A MADRASTA

Era uma vez uma Cinderela morena que tinha inveja de sua madrasta por que esta era loira, magra, e cabelo liso natural... E era muito natural. Um dia Cinderela foi ao salão, transformou seu visual e logo chegou em casa sua madrasta ficou sem graça.
Passada alguma horas anoiteceu e a madrasta recebeu uma ligação que deixou Cinderela muito curiosa, era um convite para ela ir à balada e sua enteada queria saber com quem, por isso pegou escondido o celular de sua madrasta para descobrir quem a tinha convidado e esqueceu este em sua bolsa.
Enquanto sua madrasta se arrumava, Cinderela se escondeu no carro, só que quase chegando lá o celular da outra tocou e a madrasta então descobriu aquela moça no banco de trás do carro e mandou que ela descesse do carro e voltasse a pé para casa.
Só que Cinderela não obedeceu e ficou escondida na festa, enquanto sua madrasta se divertia e dançava com um gato. Ela esperou escondida até a outra ir ao banheiro, quando ela se afastou, Cinderela ficou tomou o lugar da madrasta dançando e paquerando o gato. O mesmo gato que antes dançava com sua madrasta agora a pedia em namoro.
E a madrasta ficou com seu marido, o pai de Cinderela que logo chegou de viagem.
Autora: Késia Elias Conceição 6º. Ano B
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

OS TRÊS PORQUINHOS

Era uma vez três porquinhos que já estavam com dezoito anos e pensavam em morar sozinhos, mas precisavam de um terreno. Então compraram um perto do rio e com a paisagem bonita.
Um saiu para procurar palha para fazer a sua casa. Ele andou, andou, até que achou um velhinho que tinha muita palha. Ele pediu para o senhor, que deu o suficiente para construir sua casa.
O outro saiu para procurar tábua, ele pediu para um homem que passava pelo caminho e então fez a sua casa.
E o terceiro porquinho saiu para procurar pedra, então ele achou um coelho que lhe deu algumas e continuou a andar devagar e procurar, quando já estava terminando, agradeceu ao coelho, voltou e fez a sua casa.
O porquinho da casa de palha saiu para dar uma volta, e lá vai ele sem saber que a floresta era perigosa. Ele estava andando por lá quando o lobo o viu, então ele saiu correndo e entrou na sua casa, quando o lobo lá chegou, soprou e soprou até que derrubou a casa.
Então ele saiu correndo para a casa de tábua do irmão, o lobo novamente soprou, soprou até que a casa caiu. Foi aí, que os dois irmãos saíram correndo para a casa de pedra do terceiro porquinho. Chegando lá o lobo soprou novamente e mais vezes, até ficar sem ar, e resolveu entrar pela chaminé. Só que o terceiro porquinho estava fazendo uma sopa e o lobo caiu no caldeirão que estava tão quente ele saiu correndo.
Os três tomaram a sopa e viveram felizes para sempre.
Autor: Daniel da Silva Alencar
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

PETER PAN E SEUS AMIGOS

Era uma vez Peter Pan e seus amigos felizes, as crianças, Wendy e os meninos perdidos. Eles saíram da cidade de avião e não demorou nada a chegar à terra do nunca.
Quando lá chegaram, Capitão Gancho já esperava por eles, e os levou para sua lanchonete. Eles brincam muito, foram a todos os lugares, comeram frutas de lá e andaram na lancha do Capitão Gancho. A princesa índia não quis ir junto, pois ela estava com raiva da amizade de Peter Pam com outras pessoas.
Quando chegou à noitinha vieram as lágrimas, nos olhos de Wendy e as outras crianças pois queriam voltar pra casa. Peter os levou e passado uma semana, eles queriam dormir logo para voltar novamente para a Terra no Nunca.
Autora: Weder Francisco e Luciano Costa 6º. Ano A
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

OS TRÊS PORQUINHOS E O LOBO

Era uma vez três porquinhos que viviam alegres e felizes com a sua mamãe. Um dia ela decidiu que iria para a casa de sua tia, então os porquinhos decidiram criar suas próprias casas: uma de palha, uma de madeira, e a outra de tijolos.
De repente o lobo aparece com alguma madeira para fazer sua casa perto da deles. Um dia o lobo chamou os porquinhos para serem amigos, então eles foram para o bar ao lado comemorar e beberam até ficarem bêbados e começar ver carros, cada um comprou de uma cor, era roxo, vermelho, azul e preto, e também imaginaram que conheceram quatro meninas e que tiveram filhotes e que seriam felizes para sempre.

Autora: Ane Caroline e Gabriela 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

PETER PAN
Era uma vez, três crianças que moravam em um navio no meio do mar e gostavam de ler as histórias de Peter Pan. Eles sonhavam em ir morar na cidade, pois já estavam cansados de comer peixe cozido, assado e frito.
Foi então que a fada Sininho apareceu no quarto do navio e eles lhe contaram que tinham vontade de voar com Peter Pan e este apareceu e jogou seu pó mágico que fazia voar nas três crianças e as levou para a cidade. Chegando lá, tiveram a má notícia de que a princesa índia tinha sido capturada pelo Capitão Gancho.
Só que eles conseguiram recuperar a princesa, que os fez ricos. Uma delas comprou uma casa, a outra comprou uma lancha e a outra um avião para levá-los sempre à terra do nunca. Peter Pan comprou uma moto e sininho e todos viveram felizes para sempre.

Autora: Willian Wallace Machado 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

BRANCA DE NEVE
Era uma vez, uma linda princesa que se chamava Branca de Neve e vivia na floresta. Existia também uma princesa malvada que queria ser a mulher mais bonita do mundo e que tinha um espelho que conversava com ela. Ela sempre perguntava ao espelho:
- Espelho, espelho meu, existe alguém garota mais bonita do que eu?
E o espelho respondia:
- Existe a Branca de Neve.
Logo ela zangou-se e mandou três capatazes para matá-la.
Quando a Branca de Neve estava arrumando a casa dos anões, chegou um anão gritando para que fugisse. Branca de Neve saiu correndo para a floresta só que os três capatazes a viram e correram atrás, quando ela se distraiu com um pássaro, caiu e bateu a cabeça em uma pedra no chão. Então, os assassinos a pegaram e encostaram-na em uma pedra. Quando ela acordou, viu três pedrinhas no chão que jogou na cabeça dos três e saiu correndo para a floresta e nunca mais voltou.
Já os três capatazes, ficaram perdidos ali por toda a vida e a princesa malvada envelheceu e ficou horrível para sempre.
Autora: Eduardo 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

A PEQUENA SEREIA QUE CANTA ROCK E REGGAE

Eu sou netuno, um príncipe marinho que canta hip-hop e sou faixa preta em artes maciais. Das minhas três filhas, uma é bailarina e se chama Fernanda, outra é calma e preguiçosa e se chama Branca e a última se chama Ariel. Elas vivem brigando porque a Bianca odeia a música da sua irmã roqueira.
Mandei Bianca procurar emprego e que só voltasse estivesse trabalhando. Quando ela voltou do oceano pacífico, voltou com celular, maquiagem, etc. e casada com um tritão que tinha carro. Ela trouxe várias coisas, montou o seu próprio negócio e estava feliz.
Mas Fernanda não gostou de ver sua irmã feliz e quis se tornar uma bruxa.
Ariel não parava de ouvir outra pessoa tocando rock lá na superfície. Ela gostou de ouvir essa música e quando subiu para ver quem estava tocando se surpreendeu com um lindo príncipe roqueiro.
Ela apaixonou-se pelo príncipe que estava tocando rock, e não percebeu que sua irmã bruxa estava olhando para eles em sua TV portátil. Eles se apaixonaram, mas a bruxa não queria que eles ficassem juntos. Ariel foi atrás da bruxa e pediu a ela que lhe desse pernas para viver e andar entre os humanos. E logo a bruxa teve um plano dizendo a Ariel que faria, lhe daria umas pernas em troca de seu celular e de sua voz. Ariel aceitou, correu para loja de Bianca e pediu um celular, esta lhe deu.
Ela foi até a bruxa que fez o encanto. Quando estava perdendo o fôlego, seus amigos peixes a levaram para a superfície onde o príncipe estava tocando rock e gritando. Ele a viu e a chamou para perto.
Fernanda, a bruxa estava vendo tudo através de sua TV. Ela então deu um remédio para sua irmã dormir e se disfarçou de Ariel para se casar com o príncipe. Só que Ariel acordou a tempo de impedir o casamento, desfez o encanto, sua voz voltou e o príncipe quis ser Tritão para ir morar no fundo do mar com sua amada e tiveram dois filhos.
Autora: Gustavo, Natália, Giórgenes, Gabriel 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

PINÓQUIO DA CABEÇA GRANDE

Era uma vez, um homem que se chamava Gepeto e que encontrou um boneco de pano com uma cabeça grande e que tinha seu nome escrito na camiseta: PINÓQUIO DA CABEÇA GRANDE.
O homem era um velho que foi tentar levantar o boneco e não conseguiu. Ele foi a sua casa, pegou um carrinho de mão e colocou o boneco dentro e eu fui junto já que sou o amigo do Pinóquio, o Grilo. Chegando lá fomos dormir porque já era noite, mas Gepeto não sabia que Pinóquio à meia-noite se transformava em um burro, saia pelas ruas e depois voltava para o mesmo lugar.
Um dia Gepeto viu a transformação e pediu para as fadas o ajudarem a transformar o boneco de pano em criança. Elas ajudaram e disseram que se ele mentisse de novo ele se transformaria em burro para sempre.
Pinóquio entrou para a igreja e nunca mais mentiu.
Autora: José da Silva Santos Júnior 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

A CINDERELA NOVA

Era uma vez uma Cinderela muito bonita e elegante (de um conto de fadas) até o momento em que nasceu uma menina, que sua mãe a batizou pelo nome também de Cinderela.
Todas as pessoas sabiam menos a primeira Cinderela. Quando esta soube que tinha alguém com o mesmo nome que o seu, ficou com muito ódio e contratou um homem para matar a menina.
Ao anoitecer o homem foi à casa da Cinderela dois e viu que ela era muito pequena para morrer. Contou então para a mãe da menina quem mandou matá-la e qual omotivo. Mandou então a mãe da menina fugir com ela para bem longe, e esta obedeceu. Só que todos ficaram tristes ao saber da notícia.
Até que com o passar dos anos, a garotinha já com oito anos completos, soube da notícia de que Cinderela má tinha morrido. Foi então que sua mãe decidiu que elas deveriam voltar pra sua cidade, voltaram e ficaram felizes para sempre.
Autora: Jaine Souza 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

TRES LINDOS PORQUINHOS

Era uma vez, três lindos porquinhos gentis que saíram para passear na floresta. Ao chegar lá eles encontraram uma bela onça, que era parecia tão gentil que eles nem perceberam que estavam numa armadilha. Ela os convidou para tomar uma xícara de chá, eles foram e com sua gentileza, nem perceberam o tempo passar e já estavam quase dormindo quando ouviram um batido na porta e um deles foi atender pensando se seria sua mãe que batia à porta.
Lembram-se então de que desobedeceram à mamãe quando ela disse para ficarem em casa. Era tarde para se arrepender, já que neste instante o lobo mal entrava pela porta de boca aberta querendo comê-los.
Ficaram arrependidos por terem sido desobedientes e gritaram a mãe pedindo socorro, ela os ouviu e saiu às pressas para o que estava acontecendo com seus filhotes. Ao chegar lá deu uma lição de moral no lobo e o colocou para correr, salvando seus filhos.
Com isso, eles aprenderam que não é bom desobedecer à mamãe.

Autora: Bruna Raquel da Silva Soares 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

BRANCA DE NEVE

Era uma vez, uma bruxa muito feia que não gostava nem um pouco da branca de neve, uma moça bem bonita que tinha um filho e um marido, e moravam numa casinha bem bonitinha.
Mas a bruxa resolveu fazer da vida de Branca de Neve um inferno, porque todos diziam ela era a moça mais bonita e magra daquele lugar, pois só comia frutas, legumes e verduras mantendo seu marido e filha saudáveis e magros.
Então fez um plano maléfico para a filha da moça. Quando a menina foi para a escola, no meio do caminho, um pegou a menina a mando da malvada, a criança gritou e sua mãe ouviu, mas quando foi ver já era tarde. Branca de Neve chorou até seu marido chegar do trabalho. Este perguntou por que ela chorava, e ela contou ao marido o ocorrido e foram então para a delegacia e contaram tudo à polícia, que encontrou a criança, prendeu os bandidos e a bruxa.
Então, Branca de Neve e sua família puderam passear novamente sem medo e felizes para sempre.
Autora: Vanessa Crislayne Reis Ferreira 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

A BELA E A FERA

Era uma vez, uma Bela que passeava com seus amigos, a procura de um livro para comprar, mas não encontrou. Ao chegar em casa ela teve uma surpresa, seu irmão lhe deu de presente um livro que ela adorou.
Ela foi ler o livro perto de uma lagoa, nas proximidades de sua casa. Ela ficou tão entretida que nem viu as horas e uma Fera passarem.
Mais a Fera resolveu ali ficar, observando-a de tão apaixonado que tava por tanta beleza. E pensava se algum dia ela o aceitaria e o amaria, já que ele não era só fera, mas também homem.
Ao anoitecer, Bela voltou para casa e adormeceu. Quando acordou tinha três pretendentes em sua casa então ela ficou surpresa: o primeiro era pobre, o segundo era trabalhador, e o terceiro bonito, rico e honesto, foi este que parecia perfeito que ela escolheu, sem saber que ele também era fera.
Casaram-se e logo depois ela descobriu que ele era Fera, não o amava mais e com ele não queria mais ficar.
Então a Bela separou-se da Fera e arranjou outro namorado com quem foi embora e a Fera casou-se com a Cinderela que já o amava a tempos e eles foram felizes juntos.
Bela voltou para a casa de seus irmãos após uma tentativa frustrada com aquele seu namorado.

Autora: Aline Diniz Acácio 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

OS TRÊS PORQUINHOS

Era uma vez, a fazenda do pai dos três porquinhos que estava falida e ele então decidiu vender os filhos para um açougue. E a mãe com medo que os filhos virassem lingüiça, mandou que eles fugissem para longe. E assim o fizeram.
Passaram a noite na floresta escura, onde ouviram um rugido enorme: UAU, UAU!
Esconderam-se embaixo de um tronco de árvore e pegaram no sono. Quando o dia amanheceu, caminharam muito até chegar em um bosque bonito.
O lugar era tão lindo que eles começaram a fazer suas casas ali mesmo. O primeiro, fez sua casa de palha para ter tempo de brincar. O segundo fez sua casa de madeira para ter mais tempo para banhar no rio e o terceiro fez sua casa de tijolo com muito carinho.
Ali perto morava um lobo bom que morava em uma casa de barro. Os três porquinhos fizeram amizade com o lobo bom e quando o inverno chegou, a casa do lobo derreteu e ele foi morar na casa dos amigos.
Autora: Luciano da Silva Viana 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

CACHINHOS COLORIDOS

Era uma vez, uma menininha que tinha os cabelos coloridos como o arco-íris. Um dia ela estava andando pela floresta quando um urso a atacou.
Estava sozinha, sem ninguém por perto, então se defendeu com golpes de karatê, mas o urso ficou zombando porque ela não sabia lutar e fazia golpes de dar ataques de risos.
Cachinhos coloridos ficou com vergonha, porque até os animais riam dela. Então decidiu acabar logo com o urso, mas havia um problema, se acabasse com o urso teria de acabar com todos os amigos da floresta também.
Ela resolveu atacar um gambá já que o urso tinha ido embora sorrindo e zombando de sua luta. Quando foi da um golpe o gambá deu o seu também: um pum fedorento. A menina disse então para ele:
- eu tenho certeza que você comprou seu perfume na Bosticário, vê se passa na Natura e um perfuma cheiroso.
Cachinhos Coloridos desmaiou, e quando acordou foi à dita loja e perguntou ao vendedor:
- qual foi o último cliente a vir aqui?
- foi um gambá muito simpático.
- um gambá?
Ploft! Ela desmaiou novamente. Quando estava acordando, viu um belo menino a lhe socorrer, que também a achou linda, beijou-a e a fez sentir-se melhor do que nunca.
Ao levantar-se encontraram com um gambá e Cachinhos Coloridos disse:
- ah, não! Será que vai começar tudo de novo?

Autora: Milena Silva e Maria Eduarda 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

CHAPEUZINHO VERDE

Era uma vez, uma menina que usava um capuz verde, por isso a chamavam de Chapeuzinho verde. Ela estava banhando na piscina da casa de sua avó quando esta a chamou lhe deu uma cesta de ferramentas e pediu para que fosse levar até seu pai, que concertava o carro do outro lado da floresta.
Mais do que rápido Chapeuzinho verde colocou seu capuz e seguiu pela floresta ao chegar à casa de seu pai, já era hora do almoço então ela ficou lá almoçando com seu pai.
Enquanto isso, na casa da vovó o lobo a almoçava. Ele vestiu a roupa que a senhora estava e deitou em sua cama, a espera da Chapeuzinho que não demoraria a chegar.
O Lobo estava certo, não demorou muito, a menina chegou à casa de sua avó, olhou para a cama e disse:
- vovó deve ter comido um bode na hora do almoço, vou acordá-la.
Acordou então o Lobo, achando que era sua avó e disse:
- vovó que olhos tão grandes você tem.
- é para te enxergar melhor minha neta.
- e que olhos tão grandes você tem.
- é pra te enxergar melhor.
- e boca tão grande você tem.
- é para te comer.
Nesse momento, ia chegando o pai da Chapeuzinho Verde com sua ferramentas então as aproveitou para dar na cabeça do lobo, e este desmaiou com a pancada. Então, o pai da menina abriu a barriga do lobo tirando a vovó de dentro e os três viveram felizes para sempre.
Autora: Milena Silva e Maria Eduarda 6º. Ano
Escola Inácio Souza Moita – Km. 07
Orientadora: Professora Raika

PEÇA TEATRAL DOS TRES PORQUINHOS

APRESENTAÇÃO DE ALUNOS DA PROF. LENIMAR

CINDERELA E CHAPEUZINHO MODERNAS

PROFESSORA ORIENTADORA DA CHAPEUZINHO E DA CINDERELA

PEÇA TEATRAL SITIO DO PICA-PAU AMARELO

PROJETOS DA ESCOLA

PEÇA TEATRAL DOS ALUNOS DA PROF. EDILZA

TEATRO DO INÁCIO

ATORES DO INÁCIO

POEMA DA LAIANE

POEMAS HOMENAGEANDO MARABÁ

CIDADE DE RIQUEZAS

MARABÁ É UMA CIDADE
DE ENCANTOS E RIQUEZAS,
TU ÉS BELA!
UMA BELA CIDADE DE PROEZAS.

MARABÁ CIDADE PEQUENA,
MAS QUE TUDO VALE A PENA.
CIDADE DE MUITOS ENCONTROS
E GRANDES DESENCONTROS.

MARABÁ É LINDA
PRA QUEM SABE AMÁ-LA,
ELA OFERECE TUDO DE BOM,
PRA QUEM SABE CUIDÁ-LA.

WELLIGNTON - 7º Ano C


MARABÁ

CONHEÇO UM LUGAR,
O NOME É MARABÁ.
VENHA COMEMORAR,
O ANIVERSÁRIO ESTÁ PARA COMEÇAR!

MARABÁ É UM LUGAR
COM MUITO AMOR PARA DAR.
NÃO DEIXA PASSAR
PORQUE VOCÊ VAI GOSTAR.

MARABÁ TEM AMOR,
E TEM EMOÇÃO.
ELA VAI ESTÁ SEMPRE
NO MEU CORAÇÃO.

Adriela - 7º C


Marabá minha vida

Marabá é minha terra,
É meu lugar,
Marabá é minha vida
Que me faz transbordar.

Marabá é sonho,
É natureza,
Marabá é uma
Verdadeira beleza.

Marabá conquistou
O que alguns estados não conseguiu
Por isso ela é
A Melhor cidade do brasil

Adriane – 7º C

Pesquisar

Copyright del Texto