
DIRETORA: CLAUDETH AMOURY VICE DIRETORA: FERNANDA CHAVES ORIENTADOR EDUCACIONAL: MANOEL AQUINO
segunda-feira, 23 de outubro de 2017
O papel dos pais na educação dos filhos.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Quem foi Inacio de Sousa Moita?
Ignácio de Souza Moitta nasceu em Prainha no baixo Amazonas, no dia 31 de Março de 1898, filho de José Joaquim Moitta e Anna Joaquina de Souza Moitta.
Aos dois meses de idade transferiu – se com seus pais para Belém, ali concluiu o primário no colégio “Jesus Maria José”, da professora Maria Fiel Pena Soares.O secundário no colégio do Carmo e terminou – o no Colégio Progresso Paraense, do Dr. Arthur Porto, onde bacharelou – se.
Ingressou na faculdade de Direito do Pará em 1915, onde formou aos 25 de dezembro de 1919.
Iniciou como Juiz substituto na comarca de Marabá nomeado pôr ato 23/07/1920 e empossado um mês depois.Em 04/11/1901 foi removido para Mocajuba;
Escola Dr. Inacio de Sousa Moita
E.M.E.F. Dr. INÁCIO DE SOUZA MOITA
A Escola “Dr. Inácio de Sousa Moita”, inaugurada no dia 15 de agosto de 1984, localizada na rua “D” quadra Norte 09 e Lote Especial – Km 07 bairro Nova Marabá CEP: 68504-030 tem como patrono (homenageado) Dr. Inácio de Sousa Moitta (escritor antigo), juiz de Direito da comarca de Marabá em 1901 e presidente da Associação Marabaense de Letras em 1923.
Construída na administração do então prefeito Paulo B. Rodrigues Jadão em convênio P.M.M. / INCRA/ GETAT, atendendo a solicitação dos moradores através da Associação que tinha como presidente o Sr. Cosme (in memoriam).
As aulas tiveram início no dia 21 de fevereiro de 1984 com 05 (cinco) turmas distribuídas em 02 (dois) turnos atendendo a 177 (cento e setenta e sete) alunos de 1ª a 4ª séries, estando sob a direção da profª Maria Aparecida Vidal Tavares e os professores: Maria Ivete F. França, Danúzia Silva, Maria do Céu, Neudes Maria, Marly Mendes da Silva e Edmilson de Jesus Pereira.
Em 1986 passou a funcionar no 4º turno com ensino de 5ª a 8ª séries mantido pela rede Estadual de Educação e o prédio teve que ser ampliado em mais duas salas de aula, devido ao crescimento quantitativo da comunidade estudantil. Em 1996, implantou-se o Ensino Médio gerando a necessidade de se ampliar mais 4 (quatro) salas de aula, sendo 01 (uma) construída com recursos de doação da profª Luciney Aparecida de Oliveira Alves, diretora da escola pela rede Municipal de Educação. Atualmente atende alunos de 6º ao 9º ano, nos turnos manhã e tarde e a noite os alunos do Ensino médio.
Hoje a profª Claudeth Amoury Silva está sendo a diretora e tendo como vice-diretora a profª Fernanda Chaves e mais de 50 (cinquenta) funcionários entre: professores, secretário, auxiliares, supervisora e pessoal de apoio, para que juntamente com os alunos e comunidade em geral nos unirmos para fazermos de nossa escola um espaço democrático e prazeroso, onde nossos alunos tenham um ensino de qualidade que possibilite formá-los como cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres capazes de lutar e construir um mundo melhor. Esse é o nosso ideal!
Assinar:
Postagens (Atom)