ESCOLA INÁCIO DE SOUSA MOITA
DIRETORA ONITA PORTO
PROFESSORA ORIENTADORA RAIKA BARRETO/RAIMUNDA LOPES
CUPULATE
Parente do cacau, caroço do cupuaçu rende o “cupulate”
E do cupulate, você já ouviu falar? Vou repetir devagar: cu-pu-la-te. O chocolate de cupuaçu, fruto nativo da Amazônia, já é realidade há muitos anos. Após o despolpamento da fruta, as sementes iam para o lixo. Agora, se transformam nesta criativa alternativa ao cacau. Possui 33% a mais de proteínas em relação ao chocolate convencional, mas é isento de cafeína e teobromina, sendo excelente para pessoas que têm restrições ao consumo destas substâncias.
As sementes do cupuaçu são ricas em lipídios, proteínas e calorias e depois de fermentadas, torradas e moídas geram um produto com composição química e nutricional bem semelhante a do cacau, com sabor e textura também parecidos. A diferença fica por conta do teor de manteiga que é ligeiramente superior. "O cupulate resiste melhor às altas temperaturas e derrete menos que o chocolate de cacau", diz a nutricionista Flavia Morais, do Mundo Verde.
O cupuaçu é um parente muito próximo do cacau. Com ele podem ser preparados sucos, sorvetes, doces, compotas, geléias, licor e o cupulate, que é um produto muito semelhante ao chocolate de cacau. Seu valor nutritivo, sabor, textura, odor e aparência, além de semelhantes ao derivado do cacau, conferem ao produto propriedades industriais muito parecidas.
Como se faz o cupulate
O processo de obtenção do cupulate começa na seleção dos melhores frutos que serão despolpados de forma higiênica (com aproveitamento adequado da polpa). A fase de fermentação e secagem é chamada de “pré-processamento”, onde as sementes são fermentadas em montes, caixas ou sacos e depois secas.
Após o processo de fermentação as sementes são denominadas amêndoas, que são secas até aproximadamente 7% do teor de umidade. Da secagem em diante já é realizado o processamento do material onde as amêndoas secas podem ser torradas com o tegumento ou ter o mesmo retirado e, após o procedimento, sofrer processo de torração.
As amêndoas inteiras são fragmentadas. O resultado, chamado nibs, é torrado e então esmagado para obtenção do “liquor” do cupuaçu ou então tem a gordura extraída dando origem ao cupulate branco (obtido com a gordura do cupuaçu). Cada fabricante pode desenvolver sua formulação a partir do liquor do cupuaçu ou da massa desengordurada da fruta.
Trabalho apresentado pelos alunos da 8ª série A sobre o chocolate feito do caroço do cupu-açú, tendo como orientadora a professora Raimunda Lopes e a Professora Raika Barreto. Projeto finalista na FEICISUPA, 4º lugar, e agora rumo à Belém do Pará para a FEICIPA. PARABÉNS!!! por ser um dos vencedores pelo 3º ano consecutivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário