quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Comentário sobre o texto "As Novas Tecnologias Digitais, As Crianças e a Educação"

O texto nos remete a uma reflexão sobre o uso adequado das mídias tão presentes em nosso meio. É certo que o uso indevido de aparelhos celulares, principalmente nas escolas, sobretudo na sala de aula, é alvo de muitas reclamações dos professores com àqueles "toques" que incomodam durante as aulas.

O espaço da sala de aula é o ambiente de interação entre professores e alunos e é claro que necessita de algumas regras. Regras essas que deveriam partir do recesso dos lares dos nossos alunos, o que muitas vezes não acontece. Temos, muitas vezes, que fazer o papel de professor e pais de alunos, o que nos sobrecarrega muito, pois tais disciplinas quanto ao uso de celulares, por exemplo, deveriam começar quando os pais compram esses aparelhos modernos para seus filhos.

Mas o que incomoda, mais ainda, toda a comunidade escolar e a sociedade como um todo, é o fato de pessoas inconsequentes, inescrupulosas, ingênuas e até mesmo irresponsáveis, utilizarem esses aparelhos para arquivos pornográficos e, pior ainda, postarem essas filmagens, fotos na internet.

Como relatou o prof. Marcelo Carvalho, no texto abaixo, as mídias vieram para somar no processo educativo. Existem muitos casos de sucessos com a utilização das tecnologias. Casos como esse que aconteceu em Belém e também aqui em Marabá - na folha 11 - jovens filmando cenas de sexo - no Caso de Marabá, que foi considerado estupro, são episódios que entristecem todos nós. Mas, os veículos de comunicação realmente não se preocupam com o uso relevante das mídias, principalmente na educação, pois isso não dar ibope. A desgraça atrai a curiosidade, por isso o jornal vende mais quando tem em seu conteúdo muitas mazelas explícitas. É uma pena ter que conviver com todos esses horrores frutos do capitalismo selvagem.

Antonio de Paula.

Nenhum comentário:

Pesquisar

Copyright del Texto