quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SALA DA DIRETORIA

O papel do diretor
Como um maestro, o líder da equipe concilia o trabalho pedagógico com o administrativo
                É possível fazer uma comparação entre o trabalho de um maestro e o de um diretor de escola. Ambos são líderes e regem uma equipe. O primeiro segue a partitura e é responsável pelo andamento e pela dinâmica da música. O segundo administra leis e normas e cuida da dinâmica escolar. Os dois servem ao público, mas a platéia do "regente-diretor" não se restringe a bater palmas ou vaiar. Ela é formada por uma comunidade que participa da cena educacional.
                Mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática. Para Antônio Carlos Gomes da Costa, pedagogo e consultor, há três perfis básicos nessa função: 

O administrador escolar - mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos; 

O pedagógico - valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente; 

O sociocomunitário - preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala. 

                Como é muito difícil ter todas essas características, o importante é saber equilibrá-las, com colaboradores que tenham talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.
 O que ele faz

Incentiva iniciativas inovadoras.
 

Elabora planos diários e de longo prazo visando à melhoria da escola.
 

Gerencia os recursos financeiros e humanos.
 

Assegura a participação da comunidade na escola.
 

Identifica as necessidades da instituição e busca soluções.
 Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA 

Administração Escolar, Vítor Henrique Paro, 175 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3864-0111, 19 reais 

Gestão da Escola Fundamental, Unesco/MEC, 176 págs., Ed. Cortez, 22 reais 

O Que É Burocracia?, Fernando C. Prestes Motta, 112 págs., Ed. Brasiliense, tel. (11) 6198-1488, 12 reais 

FILME 

Quando Tudo Começa (Ça Commence Aujourd’hui), França, 1999, 117 min., drama, Distribuidora Cult.
 Publicado em NOVA ESCOLA Edição 161, ABRIL 2003.

Nenhum comentário:

Pesquisar

Copyright del Texto